É importante você saber que a TotalPass não se responsabiliza por eventuais acidentes/óbitos que ocorrerem nas dependências das academias parceiras, mesmo que o usuário seja TotalPass.
Nesses casos, as academias deverão seguir seus procedimentos internos para averiguação e prestação do socorro, mas temos algumas dicas e podemos colaborar para auxiliar a academia.
Nossa orientação em caso de acidente é a seguinte:
Ao socorrer uma vítima de acidente, três importantes medidas de segurança devem ser adotadas por quem presta o socorro:
- Cuidar da própria segurança;
- Avaliar a cena do acidente, e;
- Coletar informações sobre o acidente.
Antes de mais nada, a pessoa responsável da unidade deve desligar o aparelho e garantir que o espaço para o socorro é seguro. Primeiro vem a segurança de quem socorre! Depois, é necessário dar o devido suporte ao usuário, prestar os primeiros socorros, chamar o apoio necessário (ambulância, bombeiros, etc.), ou seja, realizar todo esse acompanhamento para auxiliar o usuário e evitar que algo de pior aconteça.
IMPORTANTE!
Após prestar todo suporte, é necessário:
- Verificar onde o usuário sofreu o acidente. Se foi em algum aparelho, é necessário checar se esse aparelho estava com a manutenção em dia;
- Arquivar as imagens que comprovam o momento do atendimento ao Usuário e o momento em que o auxílio especializado chega na unidade;
- Juntar documentos: depoimento de próprio punho do colaborador que atendeu o usuário, Par-Q do usuário e outros documentos;
- Prestar suporte pós-acidente, demonstrando empatia ao ligar para o usuário ou familiar e averiguar como ele está.
- Entrar em contato com a TotalPass através do (dep.juridico@totalpass.com.br) para enviar os arquivos acima, para que possamos guardar o histórico e auxiliar a academia e o Usuário.
Nossa orientação em caso de óbito é a seguinte:
Felizmente são raras situações que podem resultar na morte de um usuário TotalPass em academias parceiras. Por isso mesmo, você deve ter muita cautela quando isso ocorrer.
- Afastar os demais usuários do local;
- Chamar os serviços de emergência para prestar o socorro ou atestar o óbito;
- Arquivar os documentos arquivados daquele usuário+ Par-Q assinado pelo Usuário (e atestado médico, se houver);
- Arquivar as imagens das câmeras de segurança que registraram o evento (desde a entrada do usuário na unidade até o momento do óbito, chegada de paramédicos e remoção do corpo);
- Arquivar depoimento em carta de próprio punho redigida por colaborador(es) que tenha presenciado o fato.
E se o usuário vier a óbito em decorrência de um acidente na academia?
- Entrar em contato com a TotalPass através do (dep.juridico@totalpass.com.br) para enviar os arquivos acima para cancelarmos o plano do Usuário, retirarmos as cobranças e tentarmos contato com a sua empresa;
- Caso algum familiar do usuário tente contato, a academia parceira deve prestar o apoio necessário e informar que tudo já foi passado para a TotalPass prosseguir com o cancelamento do plano e cobranças.