É importante você saber que a TotalPass não se responsabiliza, por eventuais acidentes/óbitos que ocorrerem nas dependências das Academias Parceiras mesmo que o Usuário seja TotalPass.
Nesses casos, as academias deverão seguir seus procedimentos internos para averiguação e prestação do socorro, mas temos algumas dicas e podemos colaborar para auxiliar a academia.
Nossa orientação em caso de acidente é a seguinte:
Ao socorrer uma vítima de acidente, três importantes medidas de segurança devem ser adotadas por quem presta o socorro:
1. Cuidar da própria segurança;
2. Avaliar a cena do acidente, e;
3. Coletar informações sobre o acidente.
Antes de mais nada, a pessoa responsável da unidade deve desligar o aparelho e garantir que o espaço para o socorro é seguro. Primeiro vem a segurança de quem socorre! Depois, é necessário dar o devido suporte ao Usuário, prestar os primeiros socorros, chamar o apoio necessário (ambulância, bombeiros, etc.), ou seja, realizar todo esse acompanhamento para auxiliar o Usuário e evitar que algo de pior aconteça.
IMPORTANTE!
Após prestar todo suporte, é necessário:
- Verificar onde o Usuário sofreu o acidente. Se foi em algum aparelho, é necessário checar se esse aparelho estava com a manutenção em dia;
- Arquivar as imagens que comprovam o momento do atendimento ao Usuário e o momento em que o auxílio especializado chega na unidade;
- Juntar documentos: depoimento de próprio punho do colaborador que atendeu o Usuário, Par-Q do Usuário e outros documentos;
- Prestar suporte pós-acidente, demonstrando empatia ao ligar para o Usuário ou familiar e averiguar como ele está.
- Entrar em contato com a TotalPass através do (dep.juridico@totalpass.com.br) para enviar os arquivos acima, para que possamos guardar o histórico e auxiliar a academia e o Usuário.
Nossa orientação em caso de óbito é a seguinte:
Felizmente são raras situações que podem resultar na morte de um Usuário TotalPass em Academias Parceiras. Por isso mesmo vocês devem ter muita cautela quando isso ocorrer.
1. Afastar os demais Usuários do local;
2. Chamar os serviços de emergência para prestar o socorro ou atestar o óbito;
3. Arquivar os documentos arquivados daquele Usuário+ Par-Q assinado pelo Usuário (e atestado médico, se houver);
4. Arquivar as imagens das câmeras de segurança que registraram o evento (desde a entrada do Usuário na unidade até o momento do óbito, chegada de paramédicos e remoção do corpo);
5. Arquivar depoimento em carta de próprio punho redigida por colaborador(es) que tenha presenciado o fato.
E depois que o corpo for removido ou de sermos comunicados que o Usuário veio a óbito posteriormente no hospital? Nesse caso a academia deve:
1. Entrar em contato com a TotalPass através do (dep.juridico@totalpass.com.br) para enviar os arquivos acima para cancelarmos o plano do Usuário, retirarmos as cobranças e tentarmos contato com a sua empresa;
2. Caso algum familiar do Usuário tente contato, a Academia Parceira deve prestar o apoio necessário e informar que tudo já foi passado para a TotalPass prosseguir com o cancelamento do plano e cobranças.